A Volkswagen vai acelerar o passo na transição para os carros elétricos. O CEO do Grupo, Oliver Blume, reiterou o compromisso do grupo em lançar sua nova plataforma elétrica SSP (Scalable Systems Platform) em 2026, ao contrário do que vinha sendo falado sobre um provável atraso da estreia para 2028 ou 2029.
Durante uma reunião com investidores nesta semana, Blume disse que a nova plataforma comportará uma ampla gama de carros elétricos, desde modelos urbanos a carros que produzem mais de 1.700 cv de potência.
"A arquitetura SSP equilibrará a necessidade de escala e padronização com diferenciação e velocidade", disse Blume.
A nova plataforma SSP tem como objetivo escalar e reduzir os custos de produção dos veículos elétricos para as marcas do Grupo Volkswagen. Essa arquitetura servirá a 40 milhões de veículos, o que ajudará a reduzir fortemente o preço final dos carros elétricos.
Mais importante, Blume vai além e diz que "a maioria" dos veículos na plataforma SSP alcançará a paridade da margem de lucro com os carros com motor a combustão interna, em comparação com apenas "alguns" na atual plataforma de carros elétricos MEB.
O executivo continuou explicando que as arquiteturas respondem por até 75% de todos os custos de materiais de produção para um carro elétrico a bateria, em comparação com apenas 10% no caso de um carro com motor a combustão.
"Portanto, as arquiteturas são um fator-chave para a lucratividade no futuro."
Plataforma MEB
Outro componente em comum para os carros elétricos baseados na SSP será a célula de bateria "unificada", que a Volkswagen quer escalar a produção em futuras fábricas próprias para essa finalidade e abrangendo um leque de opções de composições químicas de acordo com a necessidade de aplicação do veículo.
A plataforma SSP também terá como destaque uma arquitetura elétrica de melhor desempenho, o que possibilitará um tempo de carregamento de 10% a 80% reduzido para cerca de 12 minutos em média, em comparação com os 35 minutos para os modelos MEB atuais.
A segunda geração do sistema operacional e a arquitetura eletrônica permitirão a condução mãos-livres até o nível quatro.
As competências de desenvolvimento serão distribuídas entre as marcas do grupo. Os componentes para carros elétricos urbanos ficarão a cargo da Volkswagen e serão utilizados pelas marcas Cupra, Skoda e Audi. Um degrau acima, componentes para veículos de médio porte serão desenvolvidos pela Audi, enquanto a Porsche vai liderar o desenvolvimento de componentes para seus próprios modelos elétricos, além de Audi, Bentley e Lamborghini.
De modo geral, a plataforma SSP permitirá uma redução de custos de 30% em comparação com a base MEB atual. No entanto, enquanto sua estreia não acontece, a Volkswagen ainda tem duas cartas na manga: a plataforma MEB+, que trará avanços importantes como redução no tempo carregamento, e a mais avançada PPE, utilizada pelas marcas premium Audi e Porsche.
Fonte: Autocar
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